Friday, November 30, 2012

Dica] O que fazer se roubarem o seu carro / veículo

Pessoal, passei por um aperto ontem e escrevi este artigo, para ajudar quem está despreparado em caso de ter o seu veículo furtado / roubado. Estou compartilhando com vocês.

Abraços !

Nós estamos sempre sujeitos a surpresas e fatos desagradáveis, mas isso não significa que precisamos estar despreparados quando isso acontecer. Eu sempre estive consciente de que um dia isso iria acontecer comigo, só não estava preparado para saber o que fazer se acontecesse.

Não acho o meu veículo, o que fazer ?

A primeira coisa que se tem a fazer, é manter a calma. Se você está procurando o seu veículo na rua onde você deixou, e não está encontrando, pare e pense um pouco, tente relembrar se foi realmente naquele local que você deixou ele. Já me aconteceu de eu procurar o meu carro em uma quadra, e depois lembrar que ele estava uma quadra adiante.
Ande um pouco mais e procure ele, quem sabe não foi engano seu e o seu veículo está em outro lugar ?

Roubaram o meu veículo, eu não o encontro, o que faço ?

Sempre mantendo a calma, siga os passos a seguir para garantir que todos os processos para ajudar a encontrar o seu veículo sejam efetivos.

Ligue para o 190
Ligue para a polícia e informe o roubo / furto. Com isso, você estará avisando a polícia militar e civil que o seu veículo foi roubado, e se ele for visto ou parado em alguma blitz em todo o estado, a polícia irá tomar uma ação. Ligar para o 190 e informar o caso é a primeira providência a tomar, pois assim com agilidade, "todas" as rondas, viaturas e blitz terão a informação que o seu veículo ( Marca, modelo e placa ) foi roubado.

Faça o boletim de ocorrência
Após informar a polícia do roubo, faça o boletim de ocorrência para registrar o caso, este será útil caso o meliante utilize o seu carro para atos criminosos, para comprovar para a seguradora do veículo que o mesmo foi roubado, e até mesmo para a isenção de multas caso o meliante cometa mais alguma infração...
Informe exatamente como ocorreu o roubo / furto, e lembre-se de informar no boletim de ocorrência de todos os objetos de valor e todos os documentos que estavam no veículo. Não se esqueça de dar informações particulares sobre o veículo tais como personalizações ou adesivos ( Por exemplo, adesivo de um clube automotivo, modificações no farol, aerofólio etc )

O boletim de ocorrência pode ser realizado tanto em uma delegacia de polícia, como pela internet pelos endereços:

http://www.policia-civ.sp.gov.br ou http://www.ssp.sp.gov.br/bo/default.aspx

Avise a seguradora
Se o seu veículo tem seguro, ligue para a seguradora e registre o sinistro. Será necessário enviar uma cópia do boletim de ocorrência realizado na polícia, por isso guarde-o. Após avisar a seguradora sobre o ocorrido, tente entrar em contato com um operador da mesma para obter mais informações de como agir e próximos passos ( varia de cada seguradora )

Avise a todos os conhecidos sobre o roubo
Avise todos os seus conhecidos e parentes sobre o roubo, avise que se avistarem o veículo, para que liguem para a polícia ( 190 ) e denunciem. Os ladrões de carros podem muitas vezes usar o carro para tentar entrar nas casas de parentes ou em condomínios que o veículo frequenta. Deixe todos avisados, inclusive as portarias de prédios e condomínios. Se você tinha chaves de casa dentro do carro, chame um chaveiro e troque imediatamente os miolos das portas respectivas as chaves. Nunca se sabe se o ladrão estava de olho em você ou na sua rotina, ele pode usar o carro ou a chave para entrar na sua casa ou nos lugares que você frequenta, avise a todos!

Sem-parar / Via Fácil
Eu quase me esqueci deste detalhe, e com certeza muitos esquecerão.
Se você usa o Sem-parar, não deixe ligar para eles e informar o extravio. Você irá precisar do boletim de ocorrência feito na delegacia ou pelos sites informados acima. No contrato do Sem-parar, há uma cláusula que informa que, no caso de roubo, perca ou extravio, será cobrada uma taxa ( de R$69,00 no meu caso ) pela perca do aparelho, a menos que você prove ( por meio do boletim de ocorrência ) que o seu veículo foi roubado e com isso o aparelho também. Através do telefone do Sem-parar / via fácil, realize o boqueio do aparelho e informe o atendente do caso, ele irá instruir você a enviar o boletim de ocorrência para eles.

Fonte: http://escher86.blogspot.com.br/2012/11 ... o-seu.html

No comments:

Post a Comment